1ª parte – Adolescência

Adolescência no Movimento Hippie, em São Francisco (1ª Parte)

Ritual Goa Gil, em São Paulo, 2018 / Crédito: Coletiva.a.mente

 

Aos 68 anos, a história de Goa Gil se confunde com o surgimento do trance psicodélico. Um dos DJs mais antigos do mundo e que ainda arrasta multidões para os seus rituais de 24 horas, Goa Gil é uma figura lendária. O artista, que também é um sâdhu (santo, em sânscrito), dedicou a sua vida para “conscientizar através da música”. Desde os anos 70 até os dias de hoje, é isso que ele tem se disposto a fazer em suas apresentações.

 

 

Gilbert Levy nasceu em São Francisco, Califórnia, em 1951. Durante sua adolescência, participou do movimento hippie que fervia em Haight-Ashbury, município que nos anos 60 era ícone da contracultura. Sua aventura começa em 1967. Aos 16 anos, Gil cola pôsteres para ganhar a vida, porém são shows, nada mais nada menos, de artistas como Santana, Velvet Underground, Grateful Dead, entre outros. Ele está inserido no ambiente do rock e no universo psicodélico, rodeado por pessoas como Jimi Hendrix, Steve Miller e Janis Joplin, que segundo Gil, “era uma boa amiga”.

 

Legenda: Gil, em 1968 

 

“Eu estava no lugar certo, na horta certa; eu via a maioria dos artistas musicais conhecidos da época tocando ao vivo, como Beatles, Pink Floyd, Sid Barret, e assim por diante. Tudo isso faz parte da minha história e parte de quem eu sou. Também ajudou a moldar meu gosto musical.”, relembra.

 

 

Mas ao final dos anos 60, Gil começa a sentir que a energia positiva que pairava por São Francisco começa a diminuir. “Toda a magia que havia desde 1965 encontrou um repentino fim em dezembro de 1969”. Alguns meses após o ponto alto em Woodstock, um homem negro foi esfaqueado e morto por um integrante do Hell’s Angels após sacar uma arma em um show do Rolling Stones, em Altamont. Então Gil inicia sua busca pelo despertar e pelo autoconhecimento. De São Francisco, ele atravessa o mundo e chega até a Índia.

Na 2ª parte da História do Goa Gil, contaremos sobre sua travessia e sua peregrinação em lugares santos.